Casa do Povo de Lanhelas

A Casa do Povo de Lanhelas foi fundada em 1939, e a sua sede situa-se na Rua Ilídio Couto.
No início do projeto tinha como principais funções a cooperação social, a representação profissional dos trabalhadores agrícolas por conta de outrem e a previdência e assistência na saúde. Neste âmbito desenvolvia atividades de promoção social, cultural, moral, profissional e a valorização física dos seus associados.

Atualmente a instituição atua na vertente social, cultural, desportiva e recreativa sendo equiparada a uma Instituição Particular de Solidariedade Social, desenvolvendo atividades nas áreas de Creche, Jardim-de-Infância e Centro de Dia, dispondo também de outros serviços, como Enfermeiro e Psicóloga.

No ano de 1987 foi construído um novo edifício na Rua da Liberdade, para albergar as novas valências de Jardim de Infância e Creche. Estas instalações encontram-se devidamente preparadas, em termos organizativos e pedagógicos, estando equipadas para receber crianças, desde os 4 meses até aos 6 anos de idade. Funcionando em estreita colaboração com a restante Comunidade Educativa, assegurando a educação, alimentação e transporte das crianças que frequentam esta Instituição.

As salas têm amplas janelas que comunicam diretamente com o recreio, beneficiando de boa exposição solar e iluminação. Além disso, proporcionam amplos espaços interiores e um agradável espaço exterior, com boas acessibilidades e facilidade de estacionamento.
Dispõe também de atividades de enriquecimento do currículo, como Língua Inglesa, Expressão e Educação Física-Motora e Música.
As refeições são confecionadas pelos nossos profissionais de cozinha, com base em ementas pré-definidas por profissionais na matéria, procurando assim ter uma alimentação cuidada e equilibrada ao longo das semanas.

Existe um gabinete de Psicologia na sede da Instituição para avaliação e acompanhamento de crianças com necessidades na área da Psicologia e Terapia da Fala.

A base de todo o trabalho realizado pelas educadoras assenta nas premissas: saber pensar; criar; inovar; construir conhecimentos; e participar ativamente no seu próprio conhecimento.
É importante salientar a interação existente entre educadoras, crianças e famílias. Nesse sentido o trabalho realizado vai, certamente, de encontro aos interesses das nossas crianças.

Também dispõe de atividades de animação sociocultural, nomeadamente festas, convívios, bailes, palestras, passeios e exposições, assim como, atividades manuais como pintura, artesanato, croché e atividades teatrais e físicas.

Ao longo do ano a Instituição realiza eventos para angariação de fundos, extensos a toda a comunidade como a Desfolhada, o Almoço convívio de Natal, o Almoço de Páscoa e a participação na Feira Medieval.

O compromisso da Instituição está relacionado com a educação e cidadania e, consequente inserção social de crianças, jovens, adultos e idosos na sociedade.

A nossa meta é viver o Presente e construir o Futuro.

Partilha